segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Antioxidantes

Li no site da Zero Hora e resolvi compartilhar! A berinjela, manga, cenoura e tomate é fácil de comer todos os dias, pelo menos pra mim.


Nutricionista indica 20 alimentos que não podem faltar na dieta

Certos componentes protegem o organismo contra a oxi­dação provocada pelos radicais livres



Nutricionista indica 20 alimentos que não podem faltar na dieta stock.xchng/Divulgação








Ácido elágico, graxo-linolênico, lignina, saponinas e fitatos. Essas palavras esquisitas devem fazer parte do cardápio diário de quem pretende manter uma alimentação saudável. Com funções nutricionais básicas, esses componentes produzem efeitos benéficos à saúde quando consumidos como parte da dieta normal.
— A dieta rica em alimentos de origem vegetal, hortaliças, frutas, chás, trigo e peixes pode oferecer melhora na imunidade celular contra diferentes micro-organismos e células doentes. Já os produtos ricos em vitamina C, zinco, vitamina E e betacaroteno protegem organismo contra a oxi­dação provocada pelos radicais livres — esclarece a nutricionista Cátia Cristina Guerbali, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Ela criou uma espécie de manual para quem deseja incluir esses itens na alimentação. É uma lista com 20 alimentos que não podem faltar na dieta. Tome nota:
1. Alimentos arroxeados — as propriedades funcionais dos alimentos arroxeados e azulados, que contêm ácido elágico, promovem o retardo do envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer.
2. Berinjela — antioxidante, anti-inflamatória, rica em proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. É uma aliada ao bom funcionamento das funções vitais, e na pre­venção do câncer e estimulação do sistema imunológico. Suas fibras reduzem a ação de gorduras sobre o fígado e são ideais para o bom funcionamento intestinal.
3. Alimentos amarelos — man­têm o sistema nervoso saudável, ajudam na prevenção do câncer de mama, têm ação antioxidante e retardam o envelhecimento. São ricos em vitamina B-3, ácido clorogênico e também possuem beta­caroteno.
4. Cenoura — por seu alto teor de fibras, auxilia na redução do colesterol, protege contra o câncer, possui grande quantidade de vitamina A, nutriente essen­cial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e ossos.
5. Espinafre — suas folhas possuem nutrientes antioxidantes bioflavonoides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer, rico em carotenoides como betacaroteno e luteína. Boa fonte de vitamina A, C e potássio.
6. Alimentos verdes — as propriedades funcionais dos alimentos de cor verde promovem a desintoxicação celular, inibição de radicais livres, tem efeito anti­cancerígeno, protegem o coração, cabelo e a pele, melhoram o siste­ma imunológico, além de serem importantes para os ossos e contração muscular. Contêm cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A.
7. Semente de linhaça — além de seus nutrientes básicos como carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa do organismo e redução do ritmo de envelhecimento celular. Também apresenta funções antioxidantes e antican­cerígenas, e, por ser rica em ácido graxo-linolênico e lignina, possui ação semelhante aos isoflavonóides e estrógeno, que a torna importante comple­mento para mulheres na menopausa.
8. Salmão — peixe rico em ácidos graxos e ômega 3 que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos.
9. Gergelim preto — excelente fonte de proteínas, por ser rico em gorduras monoinsaturadas e elevada concentração de fi­bras. Umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intes­tinal. Apresenta grande quantidade de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B.
10. Manga — tem alto teor de fibras, ferro e potássio, apresenta baixo teor de calorias. Excelente fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina E, niacina e pectina.
11. Pimenta dedo de moça — entre as propriedades da pimenta estão as vitaminas A e C, minerais, ferro, com ação antioxidantes e imunológicas, defendem o organismo contra o envelhecimento
12. Manjericão — rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C, E, B3, B6 e zinco. Devido a presença do magnésio, melhora a saúde do sistema cardiovascu­lar. Apresenta função anti-inflamatória, estimulante digestivo, calmante, previne infecções no intestino e também flavonoides, que protegem as estruturas celulares contra os efeitos dos radicais livres.
13. Tomate — fonte de potássio e das vitaminas A e C, possui licopeno, um carotenoide que reduz os efeitos dos radicais livres, estimulando o sistema imunológico. Age na oxidação do colesterol e também auxilia na prevenção do câncer de próstata, estimula a secreção gástrica e depurativa do sangue, auxilia no tratamento da pele, gota, reumatismo e prisão de ventre. Quando processa­do apresenta maior concentração de licopeno.
14. Soja — auxilia no combate aos radicais livres por conter antioxidantes, possui ácidos graxos poli-insaturados, compostos fitoquímicos como isofla­vona, saponinas e fitatos. Excelente fonte de minerais como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vita­minas A,C, E, e do complexo B. Possui fibras que são de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino e têm a capacidade de captar partículas maiores de gordura, levando-as a passar direto pelo in­testino, sem serem absorvidas. Pode ser consumida em várias formas como grãos, fari­nhas, extrato (leite de soja), óleo, tofu, missô, shoyo, lecitina de soja e proteína texturizada de soja.
15. Alcachofra — com excelentes propriedades nutritivas e medicinais, possui elevado teor de fibras, vi­taminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. Apresenta como princípios ativos a cinarina e o ácido caféico, que estimulam a formação da bili hepática, responsável pela redução do colesterol e dos triglicerídeos, promove saciedade, melhora no trânsito intestinal e diurese.
16. Chia — concentra altos teores de fibras solúveis, que além de colaborar para saúde cardiovascular, promove sensação de saciedade e portanto auxilia na manutenção do peso saudável. Possui grande concentração de ômega 3, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, potássio, fonte de proteína de alto valor biológico.
17. Alimentos vermelhos — são ricos em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C. As frutas vermelhas contêm licopeno e flavonoides, que funcionam como antioxidante e promovem benefícios como a redução do risco de doenças cardiovasculares, redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.
18. Amora — auxilia no combate às doenças cardíacas e osteoporose, au­menta a taxa de colesterol bom do sangue, regulando os níveis de antioxidantes do organismo. Ajuda a amenizar os sinto­mas da tensão pré-menstrual e melhora a função da memó­ria. Tem propriedades diurética e laxativa e é rica em vitaminas A, B e C, minerais como fósforo, potássio e cálcio.
19. Framboesa — auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer, contribui para controlar os níveis de colesterol e prisão de ventre. Rica em fibras, contém antocianinas, ácido fólico, ferro e potássio.
20. Morango — atua na prevenção de problemas de pele, aparelho diges­tório, sistema nervoso e reumatismo. Protege os ossos, má formação dos dentes, auxilia na resistência aos tecidos, age contra infecções, além de ajudar na cicatrização. Possui vitamina B5, ferro e grande quantidade de vi­tamina C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário